Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lorpa quase-erudito

Escaninho quase tão oco como um ovo que não chocou.

Escaninho quase tão oco como um ovo que não chocou.

Cuidado! Estão a chover Perseidas.

Senhoras e senhores, atentos e desatentos, já têm planos para sexta à noite?

Caso tenham, façam o favor de reorganizá-los e de aproveitar a noite (madrugada adentro incluída) em busca de Perseidas.

Para quem não souber, as Perseidas são uma chuva de meteoros originada pela passagem da Terra junto aos detritos do cometa Swift-Turtle. O evento ocorre anualmente durante os meses de Julho e Agosto, com tendência de acentuar-se entre 9-13 de Agosto. Este ano o pico será nos dias 11 e 12, e parece tratar-se de um ano especial: ao invés das habituais 60 estrelas cadentes por hora, são esperadas cerca de 150/hora!!

Não é incrível?! Cento e cinquenta cadentes a cada hora. Não há lista de desejos que resista, podem começar já a magicar desejos extra, vai ser precisa bastante criatividade.

Portanto, pensem lá bem nas vossas vidas, cheira-me ser tempo bem investido. Abro-vos o apetite com uma foto do último fim de semana: em pouco mais de meia hora, fiquei com uma mão cheia de fotografias atravessadas por cadentes.

 

cadente

 

E como eu sou um tipo mesmo à maneira, deixo ainda uma lista de conselhos úteis:

 

1. Afastem-se da cidade e de locais muito iluminados. O local perfeito é o mais escuro possível. Olha!, é uma excelente noite para acampar, por exemplo;

 

2. Não vão antes da meia noite. É a partir dessa hora que garantem um céu bem escuro. Aliás, diz-se que quanto mais próximo do amanhecer, melhor. Entre as 2h-4h está perfeito, vão por mim;

 

3. Levem uma manta. O rabo e as costas agradecem. Se forem friorentos, levem cobertores e roupa mais quente, ou socorram-se de outros meios de aquecimento, por exemplo namorados e namoradas. Ou amigos coloridos, o que importa é não passar frio. Vale quase tudo!;

 

4. Levem um repelente. Principalmente se não se sentirem confortáveis no meio da escuridão total e quiserem recorrer a uma pequena lanterna ou outra fonte luminosa semelhante;

 

5. Levem um pequeno lanche. Caso pensem ficar um bom bocado, tenham piedade do vosso pequeno estômago que, no meio de tanta emoção, é capaz de entusiasmar-se e passar o tempo a produzir barulhos desagradáveis. Uma sandes e um sumo não pesam na mochila.

 

 

No final de contas, o essencial à observação é gratuito e fácil de arranjar: escuridão e um par de olhos apontados ao céu.

 

Boas Perseidas a todos!

17 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

O gajo

foto do autor

Citação da semana
When you have exhausted all possibilities, remember this: you haven't - Thomas Edison
Acompanha no facebook
Armado em fotógrafo
Malta ludibriada
Mesa de cabeceira

Manda vir com o lorpa
lorpaquaseerudito@gmail.com

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D