Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lorpa

Lorpa

Quando um livro dá comichão

big brother

 

E aquela sensação de, durante uma leitura, sentirmos que nos abriram os olhos para determinado assunto? De que "agora faz sentido, agora percebo".

Essa comichão invadiu-me, inquietou-me mais do que esperava. Culpas para 1984, de George Orwell.

Tenho pensado se deveria ou não escrever sobre o livro e o motivo é simples: não ser capaz de transmitir o que quero. Ficar áquem do que a leitura me passou. Mas depois lembrei-me que se conseguisse passar ideias assim "tão facilmente", em vez de escrever num blogue pessoal como este, seria um escritor altamente famoso e consagrado. Pelo menos!

 

Bom, voltando à comichão. Mil novecentos e oitenta e quatro pretende, nas palavras do autor, ser uma sátira da sociedade e do rumo que se estava a tomar. Orwell disse também: Escrevo porque há uma mentira qualquer que quero denunciar, um facto qualquer para o qual quero chamar a atenção, e a minha preocupação inicial é ser ouvido.

A história conta um futuro cerca de 40 anos após o período em que o livro foi escrito. Um futuro controlador, opressor e, principalmente, manipulador. Que divide o mundo em três potências dominadoras, a população em três classes com direitos desiguais. Um futuro onde até a língua foi reinventada de forma a que qualquer réstia de revolta que pudesse surgir, nem tão pouco seja pensável. Onde o Ministério da Paz trata da Guerra. E por aqui me fico. A coçar as ideias.

 

E porquê tanto prurido? Porque ler um livro publicado em 1949 e conseguir ver o nosso mundo contemporâneo, desorienta-me. Ver demasiado do nosso mundo de agora, mas ali. Tantas semelhanças perturbadoras.

 

Uma dessas passagens:

As estatísticas mostravam-se tão fantasiosas na verão original como na versão rectificada. A maior parte das vezes, o que se esperava de um funcionário como Winston residia pura e simplesmente em que as inventasse. Por exemplo, o Ministério da Riqueza estimara em cento e quarenta e cinco milhões de pares a produção de botas para o trimestre. A produção real estava avaliada em sessenta e dois milhões. Winston, no entanto, ao reescrever a previsão, reduziu este número para cinquenta e sete milhões, de forma a dar substância à habitual afirmação de que as quotas tinham sido utrapassadas. Fosse como fosse, os sessenta e dois milhões não se aproximavam mais da verdade do que os cinquenta e sete ou do que os cento e quarenta e cinco. Muito provavelmente, nem se tinham produzido botas nenhumas. Mais provavelmente ainda, ninguém saberia quantas teriam sido produzidas, nem ninguém queria saber. Sabia-se apenas que todos os trimestres se produziam, no papel, numeros astronómicos de botas, enquanto uma boa metade da população da Oceânia andava descalça. E o mesmo sucedia com todas as categorias de factos noticiados, grandes ou pequenos. Tudo se esfumava num mundo de sombras em que até a data do ano em curso era incerta. 

 

Fico a matutar: Será que o único conceito importado do livro foi o do Big Brother (reality show)? Parece-me que os "donos do mundo", aqueles 1% dos principais 1%, que brincam a ser Deus sem permissão, vieram aqui buscar umas ideias. E isso é desconcertante. Dá comichão.

 

E desse lado, já alguém leu 1984?

Que livro recordam por ter-vos causado este tipo de incómodo?

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Torcato 17.05.2016 10:26

    É um livro que também irei certamente reler daqui a uns meses, tenho a certeza disso.
    O "Animal Farm" já está na lista de próximas aquisições. Estou com ideias de ir à Feira do Livro, a ver se o apanho a bom preço por lá.


    Nunca tinha ouvido falar desse "The Crucible" mas pareceu-me bem interessante! Pena mesmo se não houver por cá, é sempre preferível a leitura em Português. 
    Vou deixar aqui uma nota para pesquisar sobre isso, fiquei curioso.
    Obrigado pela dica Catarina! :)
  • Imagem de perfil

    Ana CB 18.05.2016 21:49

    Em português o título é  precisamente As Bruxas de Salém, é uma peça de teatro escrita pelo Arthur Miller. Já foi feito um filme, em 1986. Não deve ser fácil encontrar à venda, talvez nos alfarrabistas. E talvez também se encontre na net em PDF- certamente que em versão brasileira ...
  • Imagem de perfil

    Torcato 18.05.2016 22:29

    Pois, eu procurei pelas lojas online e só encontrei em Inglês.
    Ainda hei-de experimentar procurar em PDF, mas em brasileiro é a tal história. Gosto da língua falada, mas escrita faz-me um bocado confusão.
    Obrigado pelas dica Ana! ;)
  • Imagem de perfil

    Ana CB 18.05.2016 22:54

    De nada! :)
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.